Ferramentas para o regresso às aulas 🎒

 Lentamente e com os cuidados devidos, voltamos à rotina (na medida do possível) da escola presencial. 

Quanto mais cedo as crianças começarem a organizar o seu dia de trabalho (principalmente as que transitam de ciclo, pois a exigência aumenta - no que respeita ao nº de horas de estudo para as disciplinas, a exigência ao nível dos trabalhos pedidos pelos professores, das novas disciplinas, etc.)  menos se sentirão perdidas ou frustradas. 

Ajude-as, aplicando com estas algumas destas dicas:

  • Criar um espaço em casa, preparado para o estudo e num local calmo;
  • Ter os cadernos em dia, com os apontamentos organizados: a escolha entre caderno para a disciplina ou dossier, pode ficar ao encargo da escolha pessoal do aluno (dependo, é claro, do grau da sua organização pessoal e responsabilidade);
  • Horários: para planificar e estruturar a segunda, terça, quarta, quinta e sexta (e talvez sábado). Pode descarregar aqui dois exemplos de horários que a Porto Editora disponibiliza.
  • Agendas: ou um quadro na parede onde anotar as responsabilidades, os prazos de entrega de trabalhos e datas de testes. Isto ajuda a programar o estudo. Mas atenção, é necessário que a criança se lembre de registar. Tente semana a semana, consultar com ela e verificar se falta algum ponto importante.
E por aí? Há alguma dica importante e que te ajude no dia-a-dia da escola?

Comentários