Exercício físico ajuda crianças com défice de atenção
Estudo publicado no Journal of Pediatrics diz que bastam 20 minutos e atividade para que os mais pequenos se consigam concentrar melhor e distrair-se menos nas aulas.
Uma criança com PHDA manifesta, na sua atividade diária, padrões comportamentais em que a atividade motora é muito acentuada e inadequada ou excessiva. São crianças que têm muita dificuldade em permanecer no seu lugar, que se mexem ou baloiçam continuamente, que mantêm um relacionamento difícil com os colegas, intrometendo-se nas suas brincadeiras, que não prestam atenção, que se precipitam nas respostas. Estas ações são muitas vezes confundidas com maus comportamentos ou com indisciplina.
O desporto é a área que reúne mais facilidade para lidar diariamente com a diversidade. Quando devidamente apoiado, torna-se um elemento fundamental em todo o processo de inclusão dos alunos que se destacam pela diferença, defendem mesmo vários especialistas. Praticar exercícios físicos permite incrementar a inibição muscular, relaxar, aumentar o controlo corporal e a atenção e, consequentemente, conseguir uma adaptação às tarefas e às exigências que se apresentam, sobretudo na escola.
Texto retirado de Crianças a torto e a direitos. Para ler integralmente clicar aqui.
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